
A Diputación de Badajoz, através da Área de Transição Ecológica, realizou em Villanueva de la Serena uma sessão informativa para dar a conhecer aos moradores e empresários o projeto de comunidade energética que será implementado na localidade no âmbito do projeto europeu Interreg TRANSCOM_EUROACE.
Durante o encontro foram apresentados os benefícios sociais, económicos e ambientais que este modelo de gestão coletiva da energia proporciona, aberto à participação de famílias, pequenas e médias empresas e administrações locais. No caso de Villanueva de la Serena, prevê-se a participação inicial de 30 agregados familiares e 15 pequenas empresas, juntamente com a Câmara Municipal, como grupo motor da comunidade.
A iniciativa contempla a instalação de um sistema fotovoltaico na cobertura do Espacio de Creación Joven, com uma potência de 109 kW pico e 90 kW nominais. A energia gerada permitirá o autoconsumo partilhado pelos utilizadores situados num raio de 2.000 metros, cobrindo praticamente a totalidade do núcleo urbano.
O desenvolvimento desta comunidade energética contribuirá para reduzir o consumo de energia de origem fóssil, diminuir as emissões de CO₂ e promover um modelo mais sustentável, gerando também benefícios económicos e sociais no município.
Esta iniciativa faz parte dos projetos-piloto que a Diputación de Badajoz está a desenvolver como beneficiária do projeto europeu Interreg TRANSCOM_EUROACE, cujo principal objetivo é promover a criação de comunidades energéticas locais em ambos os lados da fronteira luso-espanhola, numa perspetiva cooperativa que integre a cidadania, o setor privado e as administrações.
A Diputación de Badajoz, juntamente com outros parceiros espanhóis e portugueses, obteve financiamento para o projeto 0198_TRANSCOM_EUROACE_4_E na terceira convocatória do Programa de Cooperação Interreg VI A Espanha–Portugal (POCTEP) 2021-2027, cofinanciado em 75 % pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER). O projeto enquadra-se no objetivo específico OE 2.2 de promoção das energias renováveis, em conformidade com a Diretiva (UE) 2018/2001, que estabelece critérios de sustentabilidade.
Com iniciativas como esta, a Diputación de Badajoz reforça o seu compromisso com uma transição energética justa e inclusiva, acompanhando os municípios na implementação de soluções inovadoras que avançam rumo a um modelo energético mais sustentável e resiliente.