• Español
  • Português
acesso de parceiro

comunicação

Notícias

28 / 11 / 2023
Por Jesus

O projeto europeu Transcom_Euroace inicia os seus trabalhos em Badajoz

Estes conhecimentos adquiridos serão transferidos para os principais intervenientes no processo através de acções de formação e de jornadas transfronteiriças de sensibilização e divulgação.

A Diputación Foral de Badajoz, através da Área de Transição Ecológica, e como sócio beneficiário do projeto europeu Interreg TRANSCOM_EUROACE, esteve presente nas instalações do Parque Científico e Tecnológico da Extremadura, onde se realizou a primeira reunião de sócios que marca o início do projeto.

A reunião contou com a presença, em nome da instituição provincial: Martín Cobos, chefe do Departamento de Eficiência Energética desta área e, Sara Tena e José Manuel Moreno, técnicos da área responsável pela execução do projeto.

Estiveram também presentes os restantes parceiros do projeto, que é liderado pelo Consórcio da Agência de Energia da Extremadura (AGENEX), e entre os restantes beneficiários encontram-se entidades de Espanha e Portugal como a Agência Regional de Energia e Ambiente do Norte Alentejano e Tejo (AREANATejo), as Diputaciones Forales de Badajoz e Cáceres, a Universidade da Extremadura, a Universidade de Évora, Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo (CIMAA), Comunidade Intermunicipal do Alentejo Central (CIMAC), Comunidade Intermunicipal da Beira Baixa (CIMBB), Comunidade Intermunicipal do Baixo Alentejo (CIMBAL) e Federação de Municípios e Províncias da Extremadura (FEMPEX), tendo como parceiro de projeto a Direção-Geral da Indústria, Energia e Minas da Junta da Extremadura.

O projeto TRANSCOM_EUROACE visa desenvolver uma rede transfronteiriça de comunidades locais de energia através da criação de um Serviço Comunitário de Aconselhamento Transfronteiriço (CBCAS) em todo o espaço EUROACE.

Este serviço permitirá a implementação de um sistema de apoio às partes interessadas na criação e desenvolvimento de comunidades energéticas que envolvam as autoridades locais, os cidadãos e as pequenas e médias empresas.+


Tal contribui para a realização de uma transição energética justa e inclusiva, promovendo investimentos em infra-estruturas sustentáveis e a participação de intervenientes não tradicionalmente envolvidos no sector da energia.

O principal objetivo do projeto será promover a criação de comunidades-piloto de energia, mantendo uma abordagem transfronteiriça e de cooperação entre todas as partes, incluindo a sociedade civil, o sector privado e as autoridades públicas locais e regionais.

O serviço transfronteiriço contribuirá para a criação de novas comunidades energéticas de ambos os lados da fronteira, que serão reunidas numa rede comum que optimiza a gestão da energia e a gestão transfronteiriça dos serviços oferecidos, incluindo a mobilidade sustentável.

Além disso, será realizada uma série de estudos e investigações conjuntas para otimizar a gestão energética dos serviços prestados, analisar os padrões de consumo e propor possibilidades de melhoria.

Estes conhecimentos adquiridos serão transferidos para os principais intervenientes no processo através de acções de formação e de jornadas transfronteiriças de sensibilização e divulgação.

O projeto insere-se no objetivo político da União de uma Europa mais verde e com baixas emissões de carbono, em transição para uma economia resiliente e com emissões líquidas nulas de carbono, com o objetivo específico de reforçar as energias renováveis em conformidade com as directivas europeias relativas às energias renováveis.

Tem um orçamento de 2.324.515,97 euros, dos quais a Diputación de Badajoz irá gerir 415.053,88 e 75 por cento é cofinanciado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) na terceira convocatória do Programa Interreg VI-A Espanha-Portugal (POCTEP) 2021-2027. O período de execução tem início em 2023 e terminará em dezembro de 2026.

Link

O projeto europeu Transcom_Euroace tem início em Badajoz (regiondigital.com)

Deixe o primeiro comentário

Parceiros